A nossa missão

A Missão deste projeto dos órgãos centrais do IST é a de concretizar a implementação progressiva do conceito “Campus Sustentável” através da promoção da eficiência no uso dos recursos no Técnico. Fundamentado na visão de implementar uma política eficaz de sustentabilidade a nível universitário, o projeto Técnico – Campus Sustentável inclui uma equipa dedicada que implementa ações concretas na vida quotidiana dos campi, e serve como elo de ligação entre os vários intervenientes: estudantes, professores, funcionários e colaboradores, assim como todos os outros utilizadores dos campi.

O projeto no âmbito da Iniciativa em Energia do IST

A implementação do projeto permitirá que o IST se posicione como uma referência enquanto “Campus Sustentável”, com resultados significativos ao nível da redução da sua fatura de energia e dos encargos económicos e ambientais associados.

Uma das tarefas mais relevantes no âmbito deste projeto será a criação de um laboratório vivo, com a constituição de um espaço de trabalho e debate de ideias, incluindo a organização de um repositório digital com informação relevante para o desenvolvimento de estudos energéticos e de sustentabilidade. Este laboratório deverá estabelecer o aprofundamento do saber em matéria de eficiência energética para toda a comunidade do Técnico, permitindo aos alunos do IST a aplicação dos conhecimentos adquiridos em sala de aula.

Numa primeira fase do projeto, uma Auditoria Energética detalhada permitirá caracterizar pormenorizadamente a estrutura de consumos energéticos do IST com vista à sistematização de um conjunto de informação crítica sobre o desempenho energético atual dos campi. Os resultados desta auditoria permitirão elaborar uma proposta ou um conjunto de propostas, com base em critérios de racionalidade técnico-económica, de implementação de medidas de racionalização energética e produção descentralizada de energia, as quais serão complementadas pela definição e implementação de uma Metodologia de Gestão Energética para os campi, incluindo a eventual alteração de padrões comportamentais sempre que se revele necessário, e que, serão por fim, conducentes a uma efetiva melhoria da eficiência energética e do nível de sustentabilidade dos campi do Instituto Superior Técnico.